quinta-feira, 22 de março de 2007

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos, iniciado em 1502, é a obra fundamental da arquitectura manuelina, onde se fundem as particulares declinações do gótico final e do renascimento com exposição de um impositivo discurso simbólico e heráldico.
A igreja é um largo espaço transparente, unificado e luminoso, coberto por uma abóbada única, apoiada em oito pilares octogonais de grande altura.
Na fachada sul pontua o pórtico de João Castilho, estruturado ao modo de monumental relicário de ourivesaria, verdadeiro ex-libris de um monumento onde trabalharam mestres como Boitaca, João Castilho, Diogo de Torralva ou Jerónimo Ruão.

1 comentário:

Fulô disse...

Caesar, gostei muito do seu blog, tenho imensas saudades de Portugal, que visitei há tanto tempo e tão rapidamente... mas enche-me de prazer ver a suas imagens escolhidas. Gosto também do formato de textos curtos (uma quase legenda) pois não cansa o leitor. Voltarei a visitar-te para matar, ao menos um pouco, a vontade de voltar a estas terras. Um dia, escolhes algumas aldeias para nos mostrar, as aldeias de Portugal são inesquecíveis!!! abraços.