quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Palácio Nacional da Ajuda

Edificado no Alto da Ajuda, a partir de 1796, o Palácio veio substituir a anterior residência régia, a Real Barraca, uma construção de madeira que D. José tinha mandado erguer após o terramoto de 1755 e que ardeu em 1794.
O projecto original, assinado por Manuel Caetano de Sousa, foi severamente criticado por aqueles que o substituíram e imprimiram ao conjunto uma vertente neoclássica – Costa e Silva e Francisco Xavier Fabri.
Os trabalhos do novo Palácio prolongaram-se durante o Séc. XIX, num processo bastante atribulado que reflectiu a complexa conjuntura económica do pais, razão pela qual o imóvel nunca chegou a ser concluído.

domingo, 4 de novembro de 2007

31 de Outubro de 1886 - Ponte D. Luiz I

Constituída por dois tabuleiros metálicos, que se destinavam a fazer a ligação rodoviária entre Vila Nova de Gaia e o Porto. Tem de comprimento cerca de 395 metros e de largura 8 metros, compostos por 5,5 metros de faixa de rodagem e 1,25 metros de passeios.
A obra foi adjudicada a 28 de Novembro de 1881, por concurso aberto e foi o engenheiro Teófilo Seyrig quem ficou encarregado pelo projecto.
A construção desta ponte permitia a passagem da estrada real vinda de Lisboa até às províncias do Norte e do Norte do País, tendo constituído umas das obras de maior envergadura no plano rodoviário realizado pelo monarca, Luiz I.
A ponte D.Luiz, construída ao lado do local onde existiu a antiga Ponte Pênsil tem os dois tabuleiros sustentados por um imponente arco de ferro e por cinco pilares.
O arco é formado por duas curvas parabólicas divergentes. O tabuleiro superior apoia-se nos encontros de cantaria e nos três pilares de cada margem do rio. Na sua totalidade foram gastos 3000 toneladas de ferro, sendo que deles 172 metros são de corda e 45 metros são de flecha, componentes do arco da ponte.
O tabuleiro superior foi inaugurado a 31 de Outubro de 1886, dia do aniversário natalício de el-rei D. Luiz, ao qual assistiram, para além das autoridades governamentais, as autoridades municipais administrativas e religiosas da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Ponte D. Maria



Uma das pontes históricas que une a cidade do Porto com Vila Nova de Gaia, foi inaugurada em 4 de Novembro de 1877, facilitou as ligações de comboio entre o sul de Portugal e o Norte. Foi projectada pelo Eng.º Théophile Seyrig, e construída pela empresa de Gustave Eiffel.
Por homenagem a D Maria Pia de Sabóia, foi-lhe atribuído o nome de Ponte D. Maria, distando esta, escassas centenas de metros da ponte D. Luiz I, seu esposo.
O seu estado de degradação, o facto de só possuir uma via não permitindo a passagem simultânea nos dois sentidos, veio acelerar a sua desactivação em 1991.
Foi substitida pela Ponte S. João.